quarta-feira, 11 de abril de 2012

TEORIA DE OPARIN-HALDANE JOHN BURDON SANDERSON HALDANE(1892-1964) ALEKSANDR IVANOVITCH OPARIN(1894-1880)



O BIOQUÍMICO RUSSO ALEKSANDR OPARIN E O BIOQUÍMICO INGLÊS JOHN HALDANE EM MEADOS DA DÉCADA DE 20 APROFUNDARAM INDEPENDENTEMENTE UMA TEORIA JÁ LEVANTADA PELO BIÓLOGO INGLÊS T.H. HUXLEY( E MAIS ANTIGAMENTE POR DARWIN)
A HIPÓTESE DE OPARIN-HALDANE ESTA BASEADA EM ALGUNS DADOS SOBRE A COMPOSIÇÃO QUIMICA DA ATMOSFERA PRIMITIVA DO NOSSO PLANETA. NELA TINHAM: CH4(METANO), NH3 (AMONIA), H2 (HIDROGENIO), CO2 (DIOXIDO DE CARBONO), H2O( VAPOR D’AGUA) E H2S (GAS SULFIDRICO), ALÉM DE NITROGÊNIO. SOB ALTAS TEMPERATURAS, EM PRESENÇA DE CENTELHAS ELÉTRICAS (RAIOS DE TEMPESTADES) E RAIOS ULTRAVIOLETA (UVA E UVB), ESSES GASES SE COMBINARAM, FORMANDO COMPOSTOS ORGÂNICOS, CHAMADOS DE AMINOÁCIDOS, QUE FICAVAM FLUTUANDO NA ATMOSFERA. COM A CONDENSAÇÃO DA UMIDADE DA ATMOSFERA, COMEÇARAM AS CHUVAS. OS AMINOÁCIDOS ERAM LEVADOS AO SOLO. COM A ARGILA E COM AQUECIMENTO PROLONGADO, OS AMINOÁCIDOS COMBINAVAM-SE UNS COM OS OUTROS, FORMANDO PROTEÍNAS. AS CHUVAS CONDUZIAM  AS PROTEÍNAS AOS MARES.  AS PROTEÍNAS DISSOLVIDAS EM ÁGUA FORMAVAM COLÓIDES. OS COLÓIDES SE LIGAVAM E FORMAVAM OS COACERVADOS(ORGANIZAVAM-SE EM AMINOÁCIDOS, ÁCIDOS GRAXOS, ARGILA E ÁGUA). OS COACERVADOS ENGLOBARAM MOLECULAS DE NUCLEOPROTEINAS(QUE SE REPRODUZIAM). ASSIM ORGANIZAVAM-SE EM GOTICULAS DELIMITADAS POR UMA MEMBRANA DE LIPÍDIOS. ASSIM SURGIAM AS PRIMEIRAS CÉLULAS VIVAS. ELAS NÃO TINHAM COMO PRODUZIR SEU PROPRIO ALIMENTO, PORTANTO ERAM HETERÓTROFAS, MAIS TARDE SURGIRAM AS AUTÓTROFAS. COM ISSO FOI POSSIVEL O APARECIMENTO DOS SERES DE RESPIRAÇÃO AEROBICA.

Alguns anos depois, um cientista chamado Stanley Miller, quis ver se esta teoria estava correta(auxiliado por Harold Urey). Ele fez uma experiência para ver os fenômenos que ocorriam. Apanhou um balão de vidro grosso com dois tubos. Primeiro fez vácuo no balão. Pelo primeiro tubo ele pôs no balão vapor de água, amônia, metano, dióxido de carbono, hidrogênio; depois colocou água fervente para representar o oceano e depois produziu descargas elétricas (para simular os raios) e fechou. Deixou por uma semana e ao analisar a água descobriu que ela estava rica em aminoácidos. Essa é uma “prova” dessa teoria.

ESQUEMA DO EXPERIMENTO

FONTE: GOOGLE IMAGENS


Um comentário:

  1. Obrigado a quem Fez esta publicação, com ela eu aprendi coisas novas sobre a Origem da Vida, sou muito grato a Vocês.

    ResponderExcluir