quarta-feira, 11 de abril de 2012

TEORIA DA BIOGENESE

TEORIA DA ÊNESE

ESTA ACREDITAVA QUE OS SERES VIVOS VÊM DE OUTROS SERES VIVOS, PELA REPRODUÇÃO. TRÊS ESTUDIOSOS FIZERAM EXPERIÊNCIAS PARA PROVAR ESSA TEORIA: FRANCESCO REDI(1626-1628), LAZZARO SPALLANZANI(1729-1799) E LOUIS PATEUR(1822-1895).

FRANCESCO REDI, EM 1668, PÔS CARNE EM VÁRIOS FRASCOS E COBRIU-OS COM TECIDO QUE DEIXAVA O AR PASSAR( SEGUNDO OS DEFENSORES DA ABIOGÊNESE SEM AR O FENÔMENO NÃO OCORRERIA). SE A TEORIA DA ABIOGÊNESE ESTIVESSE CORRETA LARVAS DE MOSCAS APARECERIAM TANTO NOS FRASCOS FECHADOS QUANTO NOS ABERTOS. MAS DEPOIS DE ALGUNS DIAS AS LARVAS SÓ APARECERAM NOS FRASCOS ABERTOS. REDI MOSTROU, PORTANTO, QUE AS LARVAS VÊM DAS MOSCAS, E QUE NÃO SURGEM POR GERAÇÃO ESPONTÂNEA.

MESMO DEPOIS DA EXPERIÊNCIA DE REDI, MUITOS AINDA ACREDITAVAM NA TEORIA DA GERAÇÃO ESPONTÂNEA.  NO FIM DO SÉCULO XVIII LAZARRO SPALLANZANI, POR MEIO DE UM EXPERIMENTO, TENTOU PROVAR QUE A TEORIA DA GERAÇÃO ESPONTÂNEA ESTAVA ERRADA. ELE PEGOU VÁRIOS FRASCOS E COLOCOU CALDO DE CARNE NELES; DEPOIS FERVEU-OS POR UMA HORA, DESTRUINDO TODOS OS MICROORGANISMOS ALI PRESENTES. FECHOU ALGUNS RECIPIENTES, E OUTROS DEIXOU ABERTOS. OS MICROORGANISMOS SURGIRAM APENAS NOS FRASCOS ABERTOS, E SPALLANZANI PENSOU TER PROVADO QUE ELES VIERAM DO AR E NÃO SURGIRAM ESPONTÂNEAMENTE. MESMO ASSIM OS DEFENSORES DA ABIOGÊNESE DISSERAM QUE A FALTA DE AR IMPEDIA QUE O FENÔMENO OCORRESSE.

ANOS DEPOIS, EM 1864, O FRANCÊS LOUIS PASTEUR TENTOU DEMONSTRAR, POR MEIO DE UM EXPERIMENTO QUE OS SERES VIVOS NÃO SÃO GERADOS ESPONTÂNEAMENTE E QUE TÊM ORIGEM NO AR. PASTEUR FERVEU CALDO DE CARNE NUM FRASCO COM GARGALO EM FORMA DE ”S”. QUANDO O CALDO ESFRIOU O AR ENTROU PELO GARGALO MAS OS MICROORGANISMOS FICARAM “PRESOS“ NA CURVATURA DO GARGALO. DEPOIS DE ALGUNS DIAS, NENHUM MICROORGANISMO HAVIA APARECIDO NO CALDO. ENTÃO ELE QUEBROU O GARGALO, E SEM SUA CURVATURA, VÁRIOS MICROORGANISMOS CAÍRAM NO CALDO, E ESTE FICOU CHEIO DE MICRÓBIOS. ASSIM, LOUIS PASTEUR PROVOU QUE OS MICROORGANISMOS VINHAM DO AR E NÃO SURGIAM POR GERAÇÃO ESPONTÂNEA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário