HÁ MAIS DE DEZ MIL ANOS, HAVIA CRENÇAS , ESPECIALMENTE NA INDIA, BABILONIA E EGITO, DE QUE RÃS, CROCODILOS E COBRAS ERAM GERADAS NO LODO DOS RIOS. ELES APARECIAM SEM EXPLICAÇÃO DO LODO DOS RIOS, E ERAM TIDOS COMO VONTADES DOS DEUSES E SE ACHAVA QUE TINHAM GERAÇÃO ESPONTÂNEA. O PRIMEIRO FAZER A SUA PERGUNTA DE FORMA SÉRIA FOI ARISTÓTELES (sec. IV a.C.). ELE TAMBEM É O GRANDE DEFENSOR E O MAIS FAMOSO DESSA HIPOTESE NA ANTIGUIDADE. PARA EXPLICAR ORIGEM DA VIDA ELE FALAVA SOBRE A EXISTENCIA DE UMA “FORÇA VITAL” DENTRO DA MATÉRIA SEM VIDA. ESTA IDEIA TAMBÉM TORNARIA POSSÍVEL QUE SERES VIVOS COMPLETAMENTE FORMADOS SURGISSEM A PARTIR DA MATÉRIA BRUTA. A IDEIA ERA BASEADA EM OBSERVAÇÕES DESCUIDADAS, SEM RIGOR CIENTÍFICO E ACHAVAM QUE ALGUNS ANIMAIS SURGEM DA MATÉRIA EM APODRECIMENTO. ISTO ANTECEDEU O DESENVOLVIMENTO DO MÉTODO CIENTÍFICO DO QUAL PRATICAMOS HOJE. DESTA INTERPRETAÇÃO(DE QUE PODERIA SURGIR UM SER VIVO A PARTIR DA MATÉRIA BRUTA) SURGIU A TEORIA DA GERAÇÃO ESPONTÂNEA OU A TEORIA DA ABIOGÊNESE.
A “PROVA” DESSA TEORIA É A DE UM CIENTISTA BELGA JEAN BAPTIST VAN RELMONT (1577 – 1644). QUE CHEGOU A PROPOR UMA RECEITA PARA PRODUZIR SERES VIVOS. ELE ENSINAVA A PRODUZIR RATOS A PARTIR DE UMA CAMISA SUJA E SUADA COLOCADA COM GRAOS DE TRIGO, NUM LOCAL PROTEGIDO E ESCURO. HOJE EM DIA JÁ SE SABE QUE OS RATOS NÃO SURGEM DESSA MISTURA, MAS SIM POR ATRAÇÃO DO ALIMENTO.
JOHN T. NEEDHAM ERA UM NATURALISTA INGLÊS QUE ERA UM GRANDE DEFENSOR DA ABIOGÊNESE, E TEVE UM PAPEL IMPORTANTÍSSIMO PARA PROVAR QUE ESTAVA CERTA (ELE ACHAVA ISSO, PORÉM SABEMOS QUE ESTAVA ERRADA). ELE FEZ INÚMEROS EXPERIMENTOS (PARA PROVAR A TEORIA) EM VIDROS COM “CALDOS NUTRITIVOS“, ABERTOS OU FECHADOS, AQUECIDOS OU NÃO AQUECIDOS, E TENDO COMO RESULTADO A MULTIPLICAÇÃO DE MICROORGANISMOS EM TODAS AS EXPERIÊNCIAS .
Nenhum comentário:
Postar um comentário