quarta-feira, 11 de abril de 2012

TAXONOMIA



DESDE TEMPOS ANTIGOS, O SER HUMANO CLASSIFICAVA AS COISAS. CLASSIFICAVA PARA VIVER MELHOR  NO SEU AMBIENTE. CLASSIFICAVA POR EXEMPLO, VEGETAIS QUE ERAM E NÃO ERAM BONS PARA SUA SAÚDE E ALGUNS ANIMAIS QUE ERAM "BONS" DE CAÇAR E OUTROS QUE DEVERIAM MANTER DISTÂNCIA. ARISTÓTELES(séc. IV a.C.) FOI O PRIMEIRO A INVENTAR UM SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO, USANDO SEUS CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO. ARISTÓTELES DIVIDIU OS SERES VIVOS EM GÊNEROS E REINOS: MINERAL, ANIMAL E VEGETAL. 

OBS.:O PROFESSOR DE ARISTÓTELES, PLATÃO, JÁ HAVIA CRIADO A ESPÉCIE.


MAIS TARDE, TEOFRASTO, ALUNO DE ARISTÓTELES SUBDIVIDIU O REINO VEGETAL EM: ERVAS, ARBUSTOS, ARBORETAS E ÁRVORES. ESSA DIVISÃO CONTINUA ATÉ HOJE!!

OS CIENTISTAS TENTAM CLASSIFICAR OS SERES VIVOS, OS REUNINDO EM GRUPOS. ESSA CLASSIFICAÇÃO FACILITA O ESTUDO DOS SERES VIVOS E NOS AUXILIA NO ESTUDO DA ORIGEM E EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES. A PARTE DA BIOLOGIA QUE CLASSIFICA OS SERES VIVOS É CHAMADA TAXONOMIA.

NORMALMENTE O HOMEM CLASSIFICA OS SERES VIVOS DE ACORDO COM OS SEUS INTERESSES PRÁTICOS: SE ELES SÃO OU NÃO SÃO COMESTÍVEIS, SE PREJUDICAM OU NÃO A HUMANIDADE, SE SÃO DOMÉSTICOS OU SELVAGENS.

 

NO ENTANTO, A TAXONOMIA AGRUPA OS SERES VIVOS POR SEMELHANÇAS NO CORPO, NO FUNCIONEMNETO, NO DESENVOLVIMENTO DO ORGANISMO NO MODO DE REPRODUÇÃO ATÉ OS GENES.

 

AS SEMELHANÇAS E AS DIFERENÇAS USADAS NA CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICAS DOS SERES AJUDAM A COMPREENDER COMO OS DIVERSOS GRUPOS EVOLUÍRAM. A CLASSIFICAÇÃO, ASSIM, PROCURA MOSTRAR AS RELAÇÕES DE PARENTESCO DA EVOLUÇÃO ENTRE OS ORGANISMOS VIVOS.

 

LINEU




ESPÉCIE É O CONJUNTO DE SERES VIVOS SEMELHANTES ENTRE SI E CAPAZES DE CRUZAR E GERAR DESCENDENTES FÉRTEIS. ASSIM, TODOS OS LEÕES PERTENCEM A MESMA ESPÉCIE, POIS SE REPRODUZEM E GERAM FILHOTES FÉRTEIS, ISTO SIGNIFICA QUE SÃO CAPAZES DE AO VIRAREM ADULTOS TAMBÉM PODERÃO TER FILHOTES.

 

EM MEADOS DO SÉCULO XVIII O SUECO CARL VON LINNÉ(CAROLOS LINNEAEOS) OU CARLOS LINEU (1707 – 1778) INVENTOU UM SISTEMA CIENTÍFICO DE CLASSIFICAÇÃO DOS ANIMAIS, UTILIZANDO A ESPÉCIE COMO SUA UNIDADE BÁSICA. ELE FEZ UM LIVRO CHAMADO SYSTEMA NATURE (O SISTEMA DA NATUREZA). LINEU, COMO MUITOS DE SEUS COLEGAS CIENTISTAS DE SUA ÉPOCA, ACREDITAVA QUE O Nº DE ESPÉCIES NO MUNDO ERA FIXO, NÃO EVOLUÍAM. LINEU TAMBEM JUNTOU AS ESPÉCIES SEMELHANTES EM UM MESMO GRUPO, O GENERO. UM EXEMPLO É O GATO SELVAGEM E O DOMÉSTICO, QUE SÃO DE ESPÉCIES DIFERENTES MAS PERTENCEM AO MESMO GENERO.

 

LINEU CRIOU UM SISTEMA DE NOMENCLATURA PARA OS SERES VIVOS USANDO O LATIM PARA DAR NOME AS ESPÉCIES E AOS OUTROS GRUPOS. A NOMENCLATURA CRIADA POR LINEU É CHAMADA BINOMIAL PORQUE CADA ESPÉCIE RECEBE DOIS NOMES, SEMPRE ESCRITOS EM LATIM OU LATINIZADOS. DESSA FORMA A ESPÉCIE DOS HUMANOS É CHAMADA Homo sapiens. A PRIMEIRA PALAVRA DO NOME CIENTÍFICO É O NOME DO GÊNERO. O GATO DOMÉSTICO TEM COMO NOME CIENTÍFICO Felis catus E O GATO SELVAGEM DA EUROPA Felis silvestris. OS DOIS SÃO DO GÊNERO Felis E POR ISSO AS DUAS ESPÉCIES TÊM COMO PRIMEIRO NOMEFelis. O NOME DO GÊNERO É ESCRITO SEMPRE EM LETRA MAIÚSCULA, MAS A SEGUNDA INICIAL É  EM LETRAS MINÚSCULAS.

O GÊNERO E A ESPÉCIE SÃO ESCRITOS USANDO UM TIPO DE LETRA INCLINADA, A ITÁLICA, OU SE MANUSCRITOS SUBLINHADOS.

INICIALMENTE, OS SERES VIVOS FORAM AGRUPADOS EM REINOS. O REINO ANIMAL É FORMADO POR ORGANISMOS MULTICELULARES QUE SE ALIMENTAM DE OUTROS ORGANISMOS. O REINO VEGETAL, EM CONTRAPARTIDA, É FORMADO POR SERES PLURICELULARES QUE FAZEM A FOTOSSÍNTESE. ESSA É UMA DIFERENÇA ENTRE OS ANIMAIS E VEGETAIS, OS ANIMAIS SÃO HETEROTROFICOS, E AS PLANTAS SÃO AUTOTRÓFICAS.
OS REINOS SÃO DIVIDIDOS EM GRUPOS MENORES CHAMADOS FILOS: FILO DOS ARTRÓPODES E FILO DOS CORDADOS. CADA FILO PODE SER DIVIDIDO EM MENORES GRUPOS CHAMADOS CLASSE. O FILO CLASSE ESTÁ DIVIDIDO NAS CLASSES: ANFÍBIOS, AVES, MAMÍFEROS.
CADA CLASSE, É SUBDIVIDIDA EM ORDENS. NO CASO DA CLASSE DOS MAMÍFEROS, ELA TEM  A ORDEM DOS CARNÍVOROS E A DOS PRIMATAS. CADA ORDEM É DIVIDIDA EM FAMÍLIAS. A ORDEM DOS CARNÍVOROS É DIVIDIDA EM FAMÍLIA DOS CANÍDEOS E FAMÍLIA DOS FELÍDEOS, ENTRE OUTRAS.
UMA FAMÍLIA É COMPOSTA POR GÊNEROS. NA FAMÍLIA DOS FELÍDEOS ESTÃO O GATO SELVAGEM EUROPEU E O GATO DOMÉSTICO, QUE ESTÃO NO GÊNERO Felis.
CADA GÊNERO É SUBDIVIDIDO EM VÁRIAS ESPÉCIES, O GÊNERO Felis TEM NELE INCLUÍDOS OS GATOS SELVAGENS, QUE SÃO DA ESPÉCIE Felis silvestris.
ENTÃO CHEGAMOS À CONCLUSÃO DE QUE PARTINDO DA MAIS PARA A MENOS ABRANGENTE DAS CATEGORIAS TAXONÔMICAS TEMOS: REINO, FILO, CLASSE, ORDEM, FAMÍLIA, GÊNERO, ESPÉCIE.  




REGRAS DE NOMENCLATURA:


1º) Os nomes científicos das espécies devem escritos ser em Latim ou latinizados


2°) O nome científico de todas as espécies devem ser binomiais (composto por dois nomes).
3°) O 1° nome do nome científico é o do gênero, e a 1ª letra deve ser maiúscula e o 2° nome é o da espécie escrita em letras minúsculas.
4°) Os nomes científicos devem estar destacados no texto em itálico, e se forem manuscritos devem ser sublinhados.
5º)Seguindo o nome da espécie, é opcional colocar por extenso ou abreviadamente o nome do autor que primeiro escreveu e denominou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário